Neste artigo você vai entender melhor o conceito de Live Commerce, além de dicas de como fazer sua primeira transmissão e impulsionar suas vendas de maneira assertiva.

Durante a pandemia, o número de lives no instagram, facebook, youtube e outras redes sociais, teve um crescimento mundial de 70%, segundo o business insider.

Aqui no Brasil, por exemplo, tivemos o marco de audiência na live da cantora Marília Mendonça, que bateu mais de 3 milhões de visualizações simultaneamente.

Essa foi a forma que muitas pessoas encontraram de espairecer a mente, uma vez que a população global vivia um distanciamento social e as recomendações para ficar em casa regiam o momento.

No cenário cultural, teatros e cinemas fechados, shows e eventos cancelados, então os artistas começaram a unir o útil ao agradável: mostrar sua arte, continuar divulgando seu trabalho e entretendo a população.

Desde então, profissionais de diversos segmentos foram sentindo mais a necessidade de fazer lives. E talvez você seja um desses profissionais, que já faz transmissões ao vivo nas redes sociais, mas não faz ideia do que a Live Commerce pode fazer pelo seu negócio.

Então, se você quer saber tudo sobre o assunto, continue nessa leitura com a gente.

O que é Live Commerce?

Surgida na China, pode ser reconhecida como shopstreaming ou live stream shopping.

Este é um modo de vendas, que otimiza a experiência de compras online por meio de Lives, em tempo real, na qual marcas podem expor e incentivar sua audiência a adquirir seus produtos ou serviços.

Imagino que nesse momento você deve estar se fazendo a seguinte pergunta:

Então qual é a diferença entre a live normal nas redes sociais e a live commerce?

A resposta é simples: enquanto as lives das redes sociais são limitadas e seu público precisa sair da tela para efetuar a compra, nas plataformas de comércio ao vivo, sua audiência faz tudo no mesmo lugar.

Vamos aprofundar mais sobre isso, mas objetivamente, no Live Commerce, unimos três grandes conceitos da internet: transmissão ao vivo, E-Commerce e Social (interatividade).

Como Funciona o Live Commerce?

Na prática, utilizamos uma plataforma específica de live commerce (Cliqx Live, por exemplo) para fazer as vendas online, através de um host, apresentador ou influenciador que vai falar sobre o produto, demonstrar, interagir com a audiência no chat e incentivá-la às compras.

A ferramenta de live commerce se diferencia das redes sociais, pois possibilita que você integre seu e-commerce ou cadastre seus produtos para vender de forma simultânea na live. Você também consegue personalizar a transmissão em tempo real e gerar um link personalizado para a sua audiência acompanhar.

Na Cliqx Live também é possível utilizar as seguintes funcionalidades: App de Transmissão iOS e Android, WebApp de Gestão e Interação, Link de Transmissão, Personalização da Transmissão, Programação da Live, Criação de Roteiro Personalizado, Criação de Botões Interativos para a Live, Lista de Produtos Dinâmica, Live Chat, Integração com WhatsApp, Checkout Integrado

Além disso, outras funcionalidades como recuperação de carrinho, análise da audiência e relatórios de compra são disponibilizados para você mensurar seus resultados de forma efetiva.

Dessa forma, os produtos ficam em destaque, numa espécie de vitrine virtual, com botões de compra interativos e podem ser adicionados ao carrinho. Com isso, seus clientes podem comprar os produtos ao vivo, sem a necessidade de fechar a live ou sair da tela, muito menos visitar uma loja física!

A maior vantagem é transformar o conteúdo da sua loja em vendas para o seu e-commerce.

Impulsione suas vendas com Live Commerce

Agora, conheça alguns dados que farão você querer implementar essa estratégia de vendas o mais rápido possível no seu negócio.

Na China, local onde a modalidade de vendas mais se desenvolveu, teve resultados de aproximadamente US$ 66 bilhões, ou seja, cerca de 10% de todo o varejo do país, segundo a pesquisa da AlixPartner e há casos registrados de 50% de conversão na live de influenciadores fortes.

Se pensarmos que ações de e-commerce comuns convertem cerca de 2% a 3%, o Live Commerce traz resultados muito maiores.

Você já entendeu que a ferramenta irá impulsionar suas vendas online, então vamos ver como começar!

Como fazer minha primeira Live Commerce?

Escolha um apresentador carismático

Escolha uma pessoa que realmente entenda seu negócio e produtos. Pode ser você ou alguém da sua equipe;

Invista em influenciadores

Eles atraem audiência para sua live. Se sua empresa tiver grande aporte financeiro, invista nos grandes. Se não tiver, aposte em micro influenciadores e até mesmo em colaboradores para conduzir as lives;

Invista na qualidade da sua live

Tanto o áudio, quanto a iluminação, podem ser decisivos para sua audiência desistir. Então sempre crie um ambiente bonito, bem iluminado e principalmente, não deixe o áudio “estourar”.

Uma sugestão para isso é testar a live antes, e mesmo durante a transmissão real, é importante perguntar para a audiência se o microfone está num volume satisfatório, nem alto e nem baixo demais;

Treine seu host!

Se seu intuito é aumentar as vendas, não vai querer alguém inseguro falando do seu produto, não é mesmo? Então treine muito quem vai conduzir a sua live;

Faça lançamentos com pré venda pelo live commerce

Lance novos produtos durante uma live commerce para interagir com o seu público e criar desejo e interesse sobre o seu lançamento.

Além de criar um conteúdo direcionado para o seu lançamento com explicações a respeito do produto ou serviço que está divulgando, você pode responder as principais dúvidas dos seus clientes ao vivo.

Traga promoções exclusivas.

Aposte nos gatilhos mentais de urgência e escassez.

Ofereça um desconto especial para aqueles que permanecerem até o final da transmissão

Faça lives temáticas.

Aproveite a sazonalidade para fazer lives temáticas e vender mais. Um exemplo é aproveitar proximidade de datas importantes como black Friday e copa do mundo. (Saiba mais sobre isso aqui (link post blackfriday)

Crie buzz, anuncie sua live com antecedência.

Estimule o público a ativar alarme na sua plataforma de e-commerce para ser lembrado do início do evento;

Divulgue o link nas suas redes sociais, você poderá direcionar a audiência que interage com seu conteúdo para acompanhar a sua live.

Foque no conteúdo!

Seu público merece mais do que apenas demonstrações de produtos.

Traga entretenimento de qualidade, de forma autêntica!

Aposte em storytelling, use o humor e simpatia. Garanta que a todas as informações sejam passadas com clareza!

Aproveite estratégias do marketing de influência para reter sua audiência e converter vendas;

Estabeleça uma frequência.

Crie uma rotina que contempla o seu modelo de negócio e aproxime o seu público cada vez mais. Além disso, quando você faz lives regularmente, pode fidelizar a sua audiência que sempre acompanhará esse novo formato de vendas do seu negócio.

Não importa se você faz lives de 30 minutos ou 5 horas, o importante é testar o que mais se encaixa na sua realidade, mas lembre-se que a frequência irá gerar uma maior conexão com sua audiência.

E para o sucesso da sua live, escolha a Cliqx Live como a melhor plataforma de Live Commerce do Brasil.

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