As empresas data driven estão ganhando cada vez mais espaço, contudo, ainda há aquelas que desconhecem essa cultura. Saiba mais aqui!

Já é fato que a transformação digital e a tecnologia Big Data, possibilitaram novos caminhos para as práticas organizacionais. A reunião e o tratamento de grandes quantidades de dados, que são coletados diariamente na internet, viabilizam a criação de estratégias e a tomada de decisões baseadas em dados reais reunidos por essas tecnologias. Além disso, dá nome ao que chamamos de cultura data driven.

Entretanto, o que muitas empresas não sabem é que ter uma quantidade imensa de informações requer um processo de filtragem. Esse processo é necessário para a obtenção de dados relevantes para o negócio, e é aí que o conceito de data driven se estabelece.

Pensando nisso, separamos neste artigo, algumas informações sobre as empresas que adotam esse modelo de gestão, baseado na análise quantitativa de dados. Então, continue acompanhando para saber mais sobre essa temática tão relevante!

  • O que é data driven?
  • Quais são as vantagens de criar uma cultura data driven na sua empresa?
  • Como implantar data driven nas empresas?

O que é data driven?

O conceito de data driven se relaciona com a ciência dos dados e pode ser compreendido como uma gestão de processos guiados por dados.

É um conceito que ainda está sendo bastante explorado, mas que tem como objetivo, fazer a filtragem de dados, dentro do conjunto imenso de informações que são coletadas pelas empresas diariamente, e a partir disso, criar estratégias e tomar decisões, baseadas nessas análises, ou seja, orientada pelos dados reais de um negócio.

Quais são as vantagens de criar uma cultura data driven na sua empresa?

Data driven não é uma ferramenta em si, mas uma nova percepção sobre como olhar para as informações que se apresentam no seu negócio.

Portanto, criar uma cultura data driven na sua empresa é um processo que deve ser implementado e compreendido aos poucos.

Para entender melhor como explorar esse conceito na sua organização, vamos conferir algumas vantagens que o data driven pode oferecer ao seu negócio. Veja!

Estratégias mais direcionadas e produtos superiores

Com a filtragem de dados relevantes para o seu negócio, você terá maior domínio sobre seu nicho de atuação e sobre seu perfil de consumidores e isso possibilitará o investimento em produtos e serviços mais direcionados ao seu público, como é o caso da Netflix, que disponibiliza um catálogo de filmes e séries de acordo com a preferência de seus usuários e promove uma experiência ao usuário totalmente orientada por dados.

Agilidade na tomada de decisões

A agilidade é um fator determinante na Era da Informação, portanto, quanto mais otimizados são os processos organizacionais mais tempo é disponibilizado para resolver demandas e criar estratégias de tomada de decisões eficientes e assertivas.

Compreensão ampliada sobre o cenário

Com um entendimento maior sobre o cenário atual, é possível prever caminhos e possibilidades de atuação futuras e criar estratégias pautadas em dados quantitativos e relevantes sobre o seu nicho de atuação, sobre seu perfil de consumidores e sobre o mercado de forma geral.

Como implantar data driven nas empresas?

Algumas formas de implantar esse tipo de gestão nas empresas são através de:

  • Automação de processos;
  • Tomada de decisão orientada por dados reais sobre o negócio;
  • Estrutura adequada e uso de softwares e ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data;
  • Colaboradores alinhados à tecnologia e à cultura data driven.
  • Para exemplificar como são gerenciadas as empresas data driven, separamos duas empresas que utilizam a cultura data driven, são elas:
  • Netflix, como citada anteriormente, as estratégias da Netflix são orientadas por dados tanto para melhoria da UX (experiência do usuário) quanto da UI (interface do usuário);
  • Spotify, assim como a Netflix, o Spotify já utiliza uma cultura data driven para personalizar playlists de música, podcasts, etc, de acordo com as preferências do usuário, orientados em dados reais;
  • Esses exemplos e assim como outras empresas no mercado, são para demonstrar que a realidade atual está cada vez mais alinhada com o data driven. Desse modo, quanto antes as organizações entenderem essa necessidade, mais resultados de alta performance elas alcançarão.

Se você quiser saber como implantar sistemas como esse na sua organização, independente do tamanho dela, entre em contato com a gente e confira as nossas soluções que geram dados importantes, diretamente pelas ferramentas, para te ajudar nas tomadas de decisões estratégicas e leve sua empresa para o próximo patamar de inovações, com o suporte da Cliqx!

Esteja pronto para a transformação do seu negócio. Participe da nossa newsletter.  
Conteúdos Relacionados